Salfit – Palestina

SalfitSalfitSalfit

Salfit é uma cidade Palestina que está 570 metros de altitude com uma população de mais ou menos 10 mil habitantes. A estrada para Salfit é um zigue zague pelas montanhas e com isso se tem uma bela paisagem pela janela do carro, quase não tem ponto de parada para observar as montanhas, pois a estrada é estreita e mal passa dois carro ao mesmo tempo na mesma rua.

 

Salfit moderna foi estabelecida durante a Império Otomano. A cidade tinha uma população de 118 famílias, todos muçulmanos. Durante esse período, a cidade foi um polo central para as aldeias locais e foi uma das grandes cidades comerciais na área que serviu como um papel de mediador entre o centro administrativo de Nablus e para as aldeias menores.

Em 1916, chega o fim do domínio otomano na Palestina, Salfit foi uma das duas maiores aldeias do distrito de Nablus que produziam azeite. Na época, havia tensões entre os moradores da vila e os comerciantes do centro administrativo de Nablus.

Em 1948 Salfit era o centro do Partido Comunista da Palestina. Ao longo dos anos 50, tornou-se um reduto importante para o movimento comunista e atividades anti- jordanianos. Salfit foi dada como município em 1955. Em 1989 Salfit ainda era um reduto comunista.

A cidade de Salfit é a maior produtora de azeite da Palestina.É uma cidade que cresceu muito ao longo dos anos, além da produção de azeite e azeitonas a cidade também tem comércio, lojas de doces árabes, lugares para os preparo de pães, homus, falafel, comidas típicas árabes!

A cidade tem um clima quente e seco no verão, e chuvoso e frio no inverno. É uma cidade bem tranquila para se morar, as construções são de pedra, como podem ver nas fotos, as casas são enormes com vários cômodos, já que os árabes adoram ter família grande!

A mesquita tem um minarete que ecoa as orações por toda a cidade, no total de 5 orações diárias conforme a religião Islâmica.

Curiosidades: Para pedir o taxi basta ligar e falar de que família você é, não precisa de endereço nem nada e quando você pegar as vans que estão em outras cidades e que irão para Salfit é a mesma coisa, só falar de que família você é que te deixa na porta da casa! Isso acontece ainda hoje, mesmo Salfit não sendo mais uma aldeia, hoje é uma cidade, mas as pessoas se conhecem e principalmente os taxistas!

Salfit

Anúncios
Categorias: Palestina | Tags: , | 8 Comentários

Navegação de Posts

8 opiniões sobre “Salfit – Palestina

  1. Ótimo post principalmente pela história comunista da cidade

  2. Obrigada!É sempre bom colocar algo de cultura nos posts, principalmente num lugar como esse!

  3. Amal, amei ler seu post sobre Salfit. Adoraria um dia conhecer esta cidade e saber um pouco mais da cultura da região, dos costumes e comer uma tipico humos e falafel local.
    Quem sabe um dia não estremos juntas em Israel e marcamos esse encontro, hein? Seria lindo!
    Por sinal, ainda estou com seu livro de Jerusalém que peguei emprestado. Preciso te devolver!
    Vamos marcar um dia desses de você vir aqui em casa tomar um café e me mostrar mais dessas suas fotos deslumbrantes de suas viagens. Que tal?
    Parabéns mais uma vez pelo blog. Está sensacional!
    Bjs
    Tali

    • Obrigada Tali! Adoraria fazer essa viagem com você, seria uma troca incrível de informação e cultura! Vamos marcar sim, mas não pelo livro e sim pela conversa!
      Bjos 🙂

  4. Fechado! Quando você voltar marcamos.
    Quando você estará por aqui?

    Bjs

  5. Marcos Vinícius

    Ei Amal, fiquei com uma vontade de conhecer, é difícil chegar aí? fica caro? reformulando a pergunta já que caro é muito subjetivo né! saindo do brasil qual a rota que tenho que fazer e vc tem idéia de quanto custa? me desculpe a enchurrada de pergunta mas adoraria conhecer a palestina. abração marcos

  6. Oi Marcos, eu ainda vou escrever sobre essas informações, coloquei apenas essas cidade porque estava lá e não é um lugar turístico! A rota para Israel/ Palestina é via Europa ou Istambul, existem muitos voos de quase todas as cias aéreas europeias que vão para Tel Aviv,( aeroporto de Israel), vc pode ir pela Turkish, Lufthansa, Iberia, Swiss…. O custo é relativo dependo da época, mas o país não é caro para fazer uma viagem! Espero ter ajudado

  7. Marcos Vinícius

    com certeza ajudou Amal. as freases “a maior produtora de azeite da Palestina” e “lá e não é um lugar turístico” é que me encantou, hehehe. muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: