Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses é um lugar fascinante, uma paisagem única formada por uma imensidão de areia de mais de 155 mil hectares.  É um deserto dividido em lagos que são formados pelas chuvas.

Conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenseé uma viagem pela flora, fauna, dunas, lagoas, rio, mar e o lindo pôr do sol. Mas chegar até essas belezas é preciso tempo, pois o portão de entrado dos Lençóis é a cidade de Barreirinhas que fica uns 260 km de São Luís, capital do Maranhão. As opções para chegar são os ônibus rodoviários, contratar um agência que trabalha com transfer ida e volta do aeroporto, de avião bimotor e monomotor a partir de São Luís, chega-se a Barreirinhas em 50 minutos ou a minha opção foi contratar um carro que a própria pousada indicou pagando 160 reais por trecho, mas indo tranquilamente até a pousada, essa viagem de carro tem duração de 3 horas. Não recomendo alugar carro, pois os passeios são sempre feito por agências que fazem ida e volta ao hotel.

Grandes Lençóis Maranhenses

Fiquei na pousada Boa Vista, fica mais longe do centro da cidade de Barreirinhas com rua de terra, mas próximo as saídas dos passeios e também fica do lado de uma linda pousada chamada Encantes do Nordeste e que tem um excelente restaurante chamado Bambaê com ótima comida e ambiente!

A cidade de Barreirinhas é muito pequena e bem pobre então não tem muitos lugares bonitos na cidade, o melhor é só sair para os passeios, ir jantar e fica o resto do tempo na pousada!

Os passeios foram todos agendados pela pousada e não dá para fazer praticamente nada por conta própria, pois os acessos aos lugares são difíceis. Então vamos para as dicas de passeios:

Passeio de Voadeira pelo Rio Preguiças: imperdível esse passeio, a voadeira é uma lancha rápida que flutua pelo Rio Preguiças  passando por paisagens incríveis com uma mata muito rica, o guia vai fazendo uma explicação sobre as espécies de plantas e entra em alguns corredores que chamam de igarapés, onde Açaís e Buritis completam as incríveis paisagens.

Rio Preguiças

A primeira parada é no Povoado de Vassouras, uma pequena prévia dos Lençóis Maranhenses, conhecido como os Pequenos Lençóis  um lugar lindíssimo com grandes dunas a beira do Rio Preguiças e também se encontra uma estrutura de alimentação onde há vários macacos fazendo a festa dos turistas, as pessoas compram as bananas e alimentam os macacos que são bem esperto!

Pequenos Lençóismacaco esperto!

A segunda parada é  no Povoado de Mandacaru, onde está o Farol Preguiças com 160 degraus e ao chegar no final da escada você tem a paisagem da região vista de cima!

Vista do Farol

A terceira parada é na Praia de Caburé, o ponto para almoço e onde é o encontro das águas do rio e do mar, o lado onde está a praia é praticamente deserta ótimo para fazer um passeio de quadricículo ou também pode aproveitar e relaxar e tomar um banho de mar, onde está a praia não há nenhuma estrutura só no lado do Rio Preguiças com restaurantes e pousadas!

Rio PreguiçasPraia de Caburé

O barqueiro irá fazer uma proposta de levar até a Foz do Preguiças cobrando um pouco mais a parte, vale a pena, são bancos de areias que formam piscinas naturais, um lugar muito bonito!

Foz do PreguiçasFoz do Preguiças

Parque dos Grandes Lençóis Maranhenses: esse passeio é obrigatório, é feito com carros de tração 4×4 e é feito em dois períodos, de manhã por volta das 9h, ou a tarde às 14h. Eu fiz no período da tarde pela possibilidade de ver o lindo pôr do sol no final do passeio.

Pôr do Sol nos Grandes Lençóis Maranhenses

Então esse passeio primeiramente é com o carro 4×4 que atravessa de balsa pelo Rio Preguiças e segue por uma trilha de terra, areia e riachos, uma aventura que dura mais ou menos 1 hora até chegar as dunas. Agora começa uma caminha por lindas, grande e pequenas dunas sem fim, com lagoas de água doce e uma paisagem deslumbrante. As grandes formações de areia alcançam até 40 m de altura e são geradas pela ação dos ventos que sopram constantemente do mar. Os passos são facilmente apagados pelos ventos de areia que são constante nessa região. Protetor solar e óculos são itens indispensáveis! O curioso é que a areia dos Lençóis é fria, então toda a caminha é feita descalço, uma delícia!

Grandes Lençóis MaranhensesGrandes Lençóis Maranhenses

As lagoas mais conhecidas, a Lagoa Azul e Lagoa Bonita são as mais famosas e parada obrigatória para banho e fotos!

Grandes Lençóis MaranhensesGrandes Lençóis Maranhenses

Sobrevoo de Monomotor: esse passeio eu não fiz, mas dizem que é  lindíssimo, mas não é sempre que tem então consulte a agência ou a pousada se o passeio pode ser realizado na época da sua viagem. É um voo de meia hora que custa em médica 250 reias por pessoa.

É uma viagem incomparável, com belezas quase que inexplicável e uma sensação de infinito, paz e tranquilidade!

Anúncios
Categorias: Brasil | Tags: , , , , | 8 Comentários

Navegação de Posts

8 opiniões sobre “Lençóis Maranhenses

  1. Julio

    Faltou escrever sobre o PNLM (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses), do lado mais bonito SANTO AMARO DO MARANHÃO….

  2. Julio

    Por Nada! Fica a dica na próxima vá a S.Amaro. É a parte mais bonita do PNLM …Lagoas como a da Gaivota, America, Reflexo, Sonda, Emendadas, comunidades como as Queimadas dos Britos, Betânia e espigão longe do grande fluxo de turistas e dos passeios “tradicionais” que se encontra em Barreirinhas …

  3. Parabéns pelo post, descreveu muito bem nossa região. Quando vier novamente, nos procure pra os outros passeios, temos inclusive o sobrevoo. Danceliz Adventure.

  4. É um lugar incrível e isso ajuda a escrever sobre o lugar! Obrigada pela informação e na próxima visita vou procurar por vocês! 😉

  5. Eu vou para São Luis dia 12/05/2013.
    Queria conhecer os Lençóis Maranhenses.
    Gostaria de saber se tem algum mês que não é propício para fazer a visita,como o período seco dos lençóis ( li isso em algum lugar).
    Como vou ficar em flat,acho que não vou ter acesso a guia turistico.
    Gostaria de saber uma boa agência e que cubra o trajeto de São Luis -Lençóis Maranhenses.
    Para conhecer os Lencóis dá para ser em um dia ou tem que se hospedar lá,já que estaremos num flat em Renascença?

    Agradeço pelos esclarecimentos.

    • Oi Marise,

      Não dá para fazer ida e volta de São Luís para os Lençóis, pois são 300 km de distância e tem que se hospedar pelo menos 2 dias para fazer os dois principais passeios que são os Grandes Lençóis e a lancha pelo rio Preguiças.
      Como eu falei eu fiz todos os passeios com a agência que a pousada tinha convênio, mas você pode pesquisar pela internet uma agência ou com alguma pousada ou hotel na cidade de Barreirinhas caso você fique hospedada lá.
      Eu estive lá em junho que seria a melhor época por causa das chuvas e os lago estariam cheios, mas ano passado a seca foi muito forte e não choveu na região então só ficaram os lagos que não secam, mesmo assim eu acho que é uma viagem que vale a pena na seca ou na cheia. Infelizmente não dá para prever época boa ou não, mas a viagem vale a pena de qualquer maneira!
      Espero ter ajudado! 🙂

      • Obrigada pelas super dicas!
        Meu marido fez um concurso público federal e talvez moremos lá.Vai depender do concurso que ele está tentando novamente aqui ( no Rio de Janeiro),se ele passar nós não vamos.Como eu vou agora para conhecer a cidade queria fazer passeios turísticos.
        Adorei o blog.

        Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: