Belém

Belém ou mais conhecida na região da Palestina como Bethlehem  é uma cidade Palestina localizada na parte central da Cisjordânia fica a 10 km de Jerusalém.

Basílica da Natividade por dentro

A população de Belém é constituída de cristãos e muçulmanos, que conviveram pacificamente durante a maior parte de sua história. Atualmente a população é de maioria muçulmana, mas a cidade ainda abriga uma das maiores comunidades de cristãos palestinos. A população de cristãos, que correspondia cerca de 90% do total em 1948, tem decrescido drasticamente e hoje corresponde a 30%. Esse declínio é atribuído à falta de perspectivas da economia, dado que muitas famílias de agricultores cristãos perderam suas terras, para a construção de assentamentos judeus.

Belém é a extensão da visita a Jerusalém, principalmente para os cristãos, pois acreditam que Jesus nasceu na cidade de Belém e o principal ponto turístico é a Basílica da Natividade construída sobre o local de nascimento de Jesus, tornando -se um centro de peregrinação cristã.

A parte turística de Belém é bem pequena, basicamente se restringe a Basílica da Natividade e a Mesquita de Omar que fica em frente, o resto é os mercados de roupas, comidas, temperos, loja de ouro e souvenir, por isso a passagem pela cidade é rápida e se faz junto com a visita a Jerusalém.

Mercado de roupa de BelémLoja de ouro em Belém

Os pontos turísticos de Belém são:

Basílica da Natividade é uma das mais antigas igrejas em uso no mundo. Sua estrutura foi construída sobre uma caverna que a tradição cristã marca como o local de nascimento de Jesus. A construção do ano de 326, quando teria sido ordenada pela Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino. Não se tem muita certeza de que a igreja é o local onde Jesus Cristo nasceu.

Basílica da Natividade por dentroEscrita na porta da Basílica da Natividade

Algumas curiosidades da Basílica:

Praça da Manjedoura é um grande pátio na frente da Igreja, é o local onde multidões se reúnem na véspera de Natal para cantar canções de Natal antes da meia-noite.

Praça da Manjedoura

Gruta da Natividade é uma caverna subterrânea localizada abaixo da basílica, consagra o local onde Jesus teria nascido. O local exato é marcado debaixo de um altar por uma estrela de prata de 14 pontas definido no piso de mármore e cercado por lâmpadas de prata.

Gruta da NatividadeA estrela onde Jesus nasceu

A Porta da Humildade é a entrada da Basílica da Natividade que tem 125 centímetros de altura, que  se chama de “porta da humildade” pois sua pouca altura obriga as pessoas a se curvarem para poder adentrar a igreja. Mas a baixa altura garantia que pessoas a cavalo não pudessem entrar dentro da igreja.

Porta da Humildade

Mesquita de Omar é a única mesquita da cidade, foi construída em 1860, para celebrar a visita do califa Omar a Belém.

Mesquita de OmarMesquita de Omar

Anúncios
Categorias: Palestina | Tags: , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: