Berlim

Berlim é uma linda cidade, uma das mais bonitas da Alemanha na minha opinião, é uma mistura do passado com a modernidade do presente que a deixa cada vez mais charmosa e de fácil acesso para todo viajante!

Berlim carrega um história que ainda está muito nítida na cidade, após a Segunda Guerra Mundial a cidade foi dividida entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental, cercada pelo muro de Berlim, entre os anos de 1961 a 1989. Mas nos dias de hoje ainda é perceptível a diferença de cada lado da cidade, um mais moderno e outro ainda com construções antigas e pouco desenvolvida.

Berlim

Chegar até Berlim é fácil, muitas cias áreas voam até lá fazendo um escala em outra cidade europeia como a Lufthansa, Swiss, TAM,  entre outras. Para se hospedar as opções são diversas para todos os gostos e bolsos que pode ser pesquisado no site Booking.com, eu fiquei num hotel bem charmoso próximo a estação trem, Hotel Sir F.K. Savigny Berlin. Ficar próximo as estações de trem é muito importante, pois Berlim tem uma linha férrea bastante extensa que te leva para todos os lugares e pontos turísticos da cidade. O S-Bahn de Berlim é um sistema de trens rápidos da capital alemã é constituída por 15 linhas e a maioria das estações estão integradas com U-Bahn Metro de Berlim.

Com um mapa na mão e os pontos turísticos definido é só pegar o trem e fazer os passeios. Além disso você pode fazer um passeio guiado com um grupo de pessoas que se encontram em um determinado ponto da cidade e fazem um tour com um guia local que conta a história enquanto vai passando pelos lugares, é uma opção excelente que fiz na cidade de Munique, mas não fiz em Berlim porque tenho uma amiga morando lá e fiz tudo com ela, mas essa opção do Free Walking Tour é excelente para conhecer a cidade de uma forma cultural e acompanhado de várias pessoas de todos os cantos do mundo, no fim do tour se dá uma “gorjeta” para o guia.

Berlim como muitas cidades alemã é uma cidade de muitos sabores, não deixe de experimentar a salsicha alemã, mostarda, os doces e é claro a cerveja! A cidade tem muitos restaurantes e uma vida noturna bem agitada para os amantes de balada.

Um lugar muito famoso para compras é a rede de loja de departamentos KaDeWe, são andares de lojas de roupas, cosméticos, acessórios e restaurantes, vale a visita e principalmente pela região comercial.

E vamos aos pontos turísticos de Berlim:

Berliner Fernsehturm é a torre de tv localizada na Alexanderplatz, no centro da cidade e foi construída entre 1965 e 1969. A torre tem 368 metros de altura incluindo a antena e existe uma plataforma para visitantes e um restaurante giratório no centro da esfera.

Berliner Fernsehturm

Brandenburger Tor ou Portão de Brandemburgo é o símbolo da cidade de Berlim, o portão tem um estilo neoclássico e possui doze colunas de estilo grego. O Portão de Brandemburgo é um dos monumentos mais importantes da Alemanha e símbolo da separação das duas Alemanhas, após a queda do muro de Berlim, assumiu a posição de marco oficial da reunificação alemã.

Portão de BrandemburgoBrandenburger Tor

Checkpoint Charlie foi o nome dado pelos Aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Checkpoint Charlie se tornou uma das principais atrações turísticas de Berlim e uma grande galeria a céu aberto conta a história e sua importância durante a Guerra Fria.

Checkpoint Charlie.Checkpoint Charlie

Muro de Berlim era uma barreira construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria que separava a Berlim Ocidental da  Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos, República Federal da Alemanha, que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e a República Democrática Alemã, constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime totalitário soviético. Construído em 13 de Agosto de 1961, com 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência.

Hoje só resta 1.3 km do muro que está decorado com trabalhos de cerca de 120 artistas, de mais de 20 países. E é esse trecho remanescente, chamado de Galeria do Leste, atual ponto turístico de Berlim.

Muro de BerlimDesenhos do Muro de Berlim

Ilha dos Museus é o lugar onde está concentrado 5 museus, o  Museu Pergamon com destaque nas esculturas grega e romana, o Altes Museum é o maior e mais importante museu do mundo da arte antiga da Grécia,Roma e Etrúria, o Neues Museum  inclui coleções sobre o Antigo Egito, Pré-História e história recente, o Alte Nationalgalerie é um museu de arte que possui uma coleção de pinturas e esculturas europeias do século XIX e o Museu Bode que abriga uma coleção de esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas.

Alte NationalgalerieIlha dos Museus

Berliner Dom ou Catedral de Berlim é a maior igreja protestante da cidade e foi construído entre 1895 e 1905, é uma belíssima igreja de estilo arquitetônico Neobarroco.

Berliner DomVista doBerliner Dom

Siegessäule ou Obelisco da Vitória  foi inaugurado em 1873 para comemorar as vitórias militares da Prússia sobre a Áustria, Dinamarca e França entre 1864 e 1871. O Obelisco tem 66,89 metros, e no seu topo fica uma estátua de bronze de 5 metros e 35 toneladas de Vitória, deusa da vitória militar. Uma escadaria de 285 degraus leva ao topo da coluna, onde há uma plataforma de observação a 45 metros do chão.

SiegessäuleObelisco da Vitória

Potsdamer Platz é uma importante praça que  foi totalmente devastada durante a Segunda Guerra Mundial e abandonada durante o período da Guerra Fria, quando o Muro de Berlim dividiu seu antigo sítio. Após a queda do Muro, a praça foi reconstruída e tornou-se um dos mais reluzentes símbolos da nova Berlim. Seu nome homenageia a cidade de Potsdam, cerca de 25 km à sudoeste de Berlim.

Potsdamer Platz

Potsdam é uma cidade deslumbrante que fica a meia hora de trem de Berlim, é um passeio que recomendo, pois onde se encontra os palácios, castelos e parques mais lindos, o centro comercial é charmoso cheio de restaurantes e lojas. Potsdam foi fundada há mais de 1000 atrás. O Palácio e Parque de Sanssouci foi erguido em 1745 pelo arquiteto da corte von Knobelsdorff seguindo ordens específicas de Frederico II. O edifício, que foi projetado como residência de verão do rei, foi construído em um estilo rococó. Esse palácio é lindíssimo e vale a visita por dentro dos vários cômodos e obras de artes do lugar.

Dentro do Palácio  Sanssouci
Palácio de Sanssouci

Neues Palais ou Palácio Novo este palácio de grande dimensão foi utilizado pelo Imperador Guilherme II como residência de verão e para convidados. É espetacular a arquitetura e o tamanho desse lugar, belíssimo.

Palácio NovoNeues Palais

Bairro Holandês o bairro é formado por 130 casas de tijolos vermelhos construídas tipicamente em estilo holandês. Foram construídas entre 1737 a 1742 sob a intenção do Rei Frederico Guilherme I de atrair trabalhadores técnicos holandeses.

Bairro Holandês

Se for a Potsdam não deixe de comer carne de pato em algum restaurante próximo ao bairro holandês, a carne é saborosa e vale muito a pena experimentar.

Anúncios
6 Comentários

6 opiniões sobre “Berlim

  1. kelvin barboza

    Nossa fique encantado com o que vi, muito envolvente e intrigante. Parabéns pela viagem.
    Um dia terei a oportunidade de conhecer pessoalmente essa cidade maravilhosa.

    • Obrigada, realmente Berlim é fascinante e as outras cidades da Alemanha também, escrevi sobre Munique e Heidelberg que são duas cidades lindas que vale a pena conhecer!!! 🙂

  2. Berlin! Berlin! É uma cidade muito legal e vibrante. Que bom que você gostou.
    Porém, a East Side Gallery, essa parte decorada do Muro entre os bairros de Kreuzberg e Friedrichshain, não é o único pedaço do muro restante na cidade. Na verdade, ele é apenas o pedaço mais famoso e visitado 😉
    Um abraço,
    Lu

  3. Patrícia Ferreira

    Olá, obrigada pela partilha preciosa de informações sobre as cidades que visita.
    Estou a pensar em ir a Berlim e gostava de saber se acha que esta cidade é segura para mulheres que viajam sozinhas?
    Obrigada,
    Patrícia

    • É muito segura e eu já viajei várias sozinha e uma dessa viagens foi para Alemanha.
      Recomendo você fazer o Free Walking Tour que escrevi no post, assim vai fazer um passeio guiado e conhecer várias pessoas. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: