Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses é um lugar fascinante, uma paisagem única formada por uma imensidão de areia de mais de 155 mil hectares.  É um deserto dividido em lagos que são formados pelas chuvas.

Conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenseé uma viagem pela flora, fauna, dunas, lagoas, rio, mar e o lindo pôr do sol. Mas chegar até essas belezas é preciso tempo, pois o portão de entrada dos Lençóis é a cidade de Barreirinhas que fica uns 260 km de São Luís, capital do Maranhão. As opções para chegar são os ônibus rodoviários, contratar um agência que trabalha com transfer ida e volta do aeroporto, de avião bimotor e monomotor a partir de São Luís, chega-se a Barreirinhas em 50 minutos ou a minha opção foi contratar um carro que a própria pousada indicou pagando 160 reais por trecho, mas indo tranquilamente até a pousada, essa viagem de carro tem duração de 3 horas. Não recomendo alugar carro, pois os passeios são sempre feito por agências que fazem ida e volta ao hotel.

Grandes Lençóis Maranhenses

Fiquei na pousada Boa Vista, fica mais longe do centro da cidade de Barreirinhas com rua de terra, mas próximo as saídas dos passeios e também fica do lado de uma linda pousada chamada Encantes do Nordeste e que tem um excelente restaurante chamado Bambaê com ótima comida e ambiente!

A cidade de Barreirinhas é muito pequena e bem pobre então não tem muitos lugares bonitos na cidade, o melhor é só sair para os passeios, ir jantar e fica o resto do tempo na pousada!

Os passeios foram todos agendados pela pousada e não dá para fazer praticamente nada por conta própria, pois os acessos aos lugares são difíceis. Então vamos para as dicas de passeios:

Passeio de Voadeira pelo Rio Preguiças: imperdível esse passeio, a voadeira é uma lancha rápida que flutua pelo Rio Preguiças  passando por paisagens incríveis com uma mata muito rica, o guia vai fazendo uma explicação sobre as espécies de plantas e entra em alguns corredores que chamam de igarapés, onde Açaís e Buritis completam as incríveis paisagens.

Rio Preguiças

A primeira parada é no Povoado de Vassouras, uma pequena prévia dos Lençóis Maranhenses, conhecido como os Pequenos Lençóis  um lugar lindíssimo com grandes dunas a beira do Rio Preguiças e também se encontra uma estrutura de alimentação onde há vários macacos fazendo a festa dos turistas, as pessoas compram as bananas e alimentam os macacos que são bem esperto!

Pequenos Lençóismacaco esperto!

A segunda parada é  no Povoado de Mandacaru, onde está o Farol Preguiças com 160 degraus e ao chegar no final da escada você tem a paisagem da região vista de cima!

Vista do Farol

A terceira parada é na Praia de Caburé, o ponto para almoço e onde é o encontro das águas do rio e do mar, o lado onde está a praia é praticamente deserta ótimo para fazer um passeio de quadricículo ou também pode aproveitar e relaxar e tomar um banho de mar, onde está a praia não há nenhuma estrutura só no lado do Rio Preguiças com restaurantes e pousadas!

Rio PreguiçasPraia de Caburé

O barqueiro irá fazer uma proposta de levar até a Foz do Preguiças cobrando um pouco mais a parte, vale a pena, são bancos de areias que formam piscinas naturais, um lugar muito bonito!

Foz do PreguiçasFoz do Preguiças

Parque dos Grandes Lençóis Maranhenses: esse passeio é obrigatório, é feito com carros de tração 4×4 e é feito em dois períodos, de manhã por volta das 9h, ou a tarde às 14h. Eu fiz no período da tarde pela possibilidade de ver o lindo pôr do sol no final do passeio.

Pôr do Sol nos Grandes Lençóis Maranhenses

Então esse passeio primeiramente é com o carro 4×4 que atravessa de balsa pelo Rio Preguiças e segue por uma trilha de terra, areia e riachos, uma aventura que dura mais ou menos 1 hora até chegar as dunas. Agora começa uma caminha por lindas, grande e pequenas dunas sem fim, com lagoas de água doce e uma paisagem deslumbrante. As grandes formações de areia alcançam até 40 m de altura e são geradas pela ação dos ventos que sopram constantemente do mar. Os passos são facilmente apagados pelos ventos de areia que são constante nessa região. Protetor solar e óculos são itens indispensáveis! O curioso é que a areia dos Lençóis é fria, então toda a caminha é feita descalço, uma delícia!

Grandes Lençóis MaranhensesGrandes Lençóis Maranhenses

As lagoas mais conhecidas, a Lagoa Azul e Lagoa Bonita são as mais famosas e parada obrigatória para banho e fotos!

Grandes Lençóis MaranhensesGrandes Lençóis Maranhenses

Sobrevoo de Monomotor: esse passeio eu não fiz, mas dizem que é  lindíssimo, mas não é sempre que tem então consulte a agência ou a pousada se o passeio pode ser realizado na época da sua viagem. É um voo de meia hora que custa em médica 250 reias por pessoa.

É uma viagem incomparável, com belezas quase que inexplicável e uma sensação de infinito, paz e tranquilidade!

6 Comentários

6 opiniões sobre “Lençóis Maranhenses

  1. MARIO RIBEIRO

    Olá!
    Gostaria de saber se o Blog tem indicação de alguma agencia de turismo que faça o Sobrevoo de Monomotor e Salto de Paraquedas.
    Desde já agradeço!

    • Oi Mario, eu não tenho indicação, pois não fiz o voo e não sabia que tinha o salto de paraquedas. Veja com o próprio hotel a agência que faz o voo, eu sei que são poucas empresas que fazem então o que o hotel indicar você pode pesquisar na internet sobre alguma referência! 🙂

  2. carlos henrique

    vc tem o tel do carro q fez o seu transporte de são luis à barreirinhas??
    obrigado

  3. Adorei conhecer o seu blog! 🙂
    Fique ainda com mais vontade de ir para Lençois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: