Salvador

Salvador é uma cidade cheia de contrastes, de muitas cores, culturas e fé. A cidade é mais conhecida pelo seu Carnaval, trio elétrico e o axé, mas Salvador  tem muito mais que isso.

A culinária é um ponto forte a se destacar, bobó de camarão, acarajé, vatapá, moqueca e pratos com base de azeite-de-dendê e leite de coco são as opções para se comer bem na cidade.

Há ótimos restaurantes e bares na orla da Barra e não deixe de comer o Acarajé da Cira é um dos mais famosos de Salvador.

Salvador

Antes de começar o passeio por Salvador vale ressaltar alguns pontos que acho importante, a cidade é pobre, mas é uma cidade cara para os turistas, tanto na comida, passeios, táxi foi o lugar do Nordeste que achei mais caro, tome muito cuidado com pessoas que querem te ajudar como “guias”, essas pessoas te abordam falando que faz parte da prefeitura e te leva para conhecer os pontos turísticos da área central e no final do passeio te cobra um valor absurdo pela visita guiada, fuja dessas pessoas que estão logo na chegada aos pontos turísticos. Outra coisa é  pagar para tirar fotos com as baianas, sempre terá uma baiana que começa com uma conversa e depois você quer tirar a foto ela pede algum dinheiro para tirar essa foto, tem muitas baianas que fazem isso sem cobrar. E por fim não deixe que pessoas te aborde colocando fitinhas do bonfim, colares ou pulseira e no fim vão te cobrar valores 10 vezes maiores  e as fitinhas do bomfim e dada de graça na Igreja do Bonfim.

Baiana

Tirando esses inconvenientes Salvador tem suas belezas e uma linda extensão litorânea com muitas praias que vale conhecer. Recomendo alugar um carro ou fazer os passeios turísticos com uma agência de turismo do próprio hotel. Fiquei no hotel Ibis Rio Vermelho que recomendo pela localização calma e bom custo benefício.

E os principais pontos turístico de Salvador são:

Pelourinho conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. As fachadas dos edifícios são coloridos e ao longo do caminho são avistadas algumas igrejas e catedrais. Não deixe de caminhar pelas calçadas do Pelourinho e tirar foto com a Namoradeira, a boneca que fica na janela, subir até a janela onde Michael Jackson gravou o clipe e veja um ensaio do Olodum ou do Tambores do Pelô. As ruazinhas tem várias lojas de artes, souvenirs e produtos locais.

Pelourinho

PelourinhoElevador Lacerda conecta os 72 metros de altura entre a Praça Tomé de Souza na Cidade Alta à Praça Cairu, na Cidade Baixa e esse percurso tem duração de 22 segundos. A vista de cima do elevador é bem bonita com o Mercado Modelo logo abaixo e a Baía de Todos-os-Santos em frente.

Elevador Lacerda

Vista do Elevador LacerdaMercado Modelo é o lugar ideal para comprar lembrancinhas, objetos típicos, baianinhas, bebicas e comidas locais e outras coisinhas também. Mas não compre pelo primeiro preço, vale pesquisar em outras barracas e pedir desconto.

Mercado Modelo

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim  é uma igreja católica e lá que são distribuídas as famosas Fitinhas do Bonfim. A Igreja é estilo rococó com decoração interior neoclássica. A imagem de Nosso Senhor do Bonfim é o mais venerado na cidade e a Festa de Nosso Senhor do Bonfim acontece sempre em Janeiro e é o mais importante da cidade depois do Carnaval.

Igreja do Bonfim

Lagoa do Abaeté fica numa área de proteção ambiental Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador. É um lugar muito bonito com lagoa de água escura cercada de dunas de areia branca.

Lagoa do AbaetéLagoa do Abaeté

Além desses  atrativos turísticos a região de Salvador tem belíssimas praias que vale a pena a conhecer e são mais distantes da cidade.

Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé e para chegar nessa praia precisa pegar um catamarã ou lancha rápida que varia de 1 hora e meia a 3 horas, mas vale muito a pena porque o lugar é lindíssimo com belas praias e águas mornas. Com uma estrutura de pousadas, lojinhas e barracas na praia. Morro de São Paulo é um lugar para ficar alguns dias e aproveitar a boa estrutura e as praias,pelo menos 2 a 3 dias.

Morro de São PauloMorro de São Paulo

Arembepe fica a aproximadamente 30 km de Salvador ao norte, essa praia tem piscinas naturais e coqueiros ao longo da orla. A vila de Arembepe tem influência hippie.

ArembepeArembepe

Imbassaí fica a 77 km de Salvador e essa praia é cercada de coqueiros, dunas e belos rios. Na praia os vastos arrecifes formam piscinas naturais quentes e cristalinas durante a maré baixa e proporciona um banho agradável.

ImbassaíImbassaí

Praia do Forte é uma das praias mais procuradas e fica a 90 km de Salvador, a vila da Praia do Forte é lindíssima com muitas lojas de souvenir, pedras, roupas, culinária local, roupas e bebidas com ótima estrtura. Nessa mesma vila está a principal unidade do Projeto Tamar, responsável pela preservação das tartarugas marinha.

Vila Praia do Forte

Vila  Praia do Forte

Praia de Guarajuba fica a 70 km de Salvador e tem uma ótima estrutura de restaurantes a beira mar e condomínios fechados. Guarajuba é um balneário de praias de águas cristalinas e mar calmo, devido à proteção das barreiras de arrecifes, os quais formam piscinas naturais de águas tranquilas.

Praia de Guarajuba

Anúncios
2 Comentários

2 opiniões sobre “Salvador

  1. Parabens pelo Blog, Sou de Salvador e voce fez uma descricao perfeita da cidade. Outro lugar bom para conhecer eh a praia do flamengo ou a praia do farol de Itapua. Vale a pena, tirar um dia de mare seca pela manha para tomar banho nas piscinas naturais dos corais. A praia do flamengo eh pouco mais distante mas com uma melhor infra instrutura do que a do farol de Itapua. Como a mairoria dos lugares no Brasil, tente nao chamar atencao com objetos de valores. Evite Mochila e so esponha sua camera para tirar fotos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: