Istambul

Istambul é uma cidade espetacularmente linda, uma das minhas favoritas e que mais me impressionou com suas belezas, cultura e religião. É uma cidade moderna, alegre e grande, a maior do país!

As pessoas se confundem quando pensam que Istambul é a capital da Turquia, mas sua capital é Ancara. Istambul é a única cidade no mundo que fica uma parte no continente europeu e outra parte na Ásia. A Turquia é um país muçulmano, que fala turco e muitas pessoas acham que turco é árabe e vice versa, mas não é, turco são os nascidos na Turquia e árabe são os nascidos em algum dos 22 países árabes no mundo.

Mesquita do Sultão Ahmed

O turco é um povo bem alegre, hospitaleiro e trata muito bem os turistas, bem parecido com o brasileiro e na área turística é fácil encontrar pessoas falando inglês, mas recomendo contratar uma agência para fazer os passeios, porque se trata de uma cidade rica em cultura e vale a penas ter um guia explicando sobre cada lugar, eu contratei a One Nation Travel e fiz a reserva da minha viagem interna pela Turquia com eles, todo o contato foi por email meses antes da viagem e eles tem um pacote de acordo com os dias que tem disponível e no meu caso foram 10 dias pelo país e gostei muito da viagem e me surpreendi muito com tudo que vi se soubesse teria ficado muito mais tempo na Turquia. Uma facilidade que temos hoje são os voo que saem do aeroporto de Guarulhos direto para Istambul pela companhia Turkish, mas outras empresas voam para lá com escala.

Eu viajei no mês de Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, onde achei que poderia ter problema para realizar a viagem devido ao mês ser de jejum e não ser bem aceito turistas nessa época, mas isso foi minha maior surpresa, não tive absolutamente nada cancelado ou dificuldade de ter restaurantes aberto durante o dia, tudo funcionou normalmente e era ainda mais animado a noite, pois quando era a hora de  quebrar o jejum tinha muitas festas, feirinhas e picnic na praça. Mas antes de fazer uma viagem nesse mês para qualquer país muçulmano vale a pena pesquisar antes e ver se alguém já passou  por essa experiência, pois na maioria das vezes pode ter muitos problemas e você não ser bem aceito nessa época.

Algumas dicas antes de viajar: eu fui no verão, mês de Agosto, e evitei usar roupas muito curtas e decotadas, deve ser evitados em qualquer país muçulmano, mas na Turquia as coisas são mais tranquilas então vestidos até o joelho, bermuda, são peças que usei e não tive problemas.

Essa dica foi uma percepção minha, fiz a viagem para Turquia e depois fui para Grécia e recomendo fazer o oposto, porque eu achei a Turquia muito mais bonita, de um povo educado e gentil, bem diferente dos gregos e da Grécia, então recomendo fazer a Grécia primeiro para não se decepcionar, mas isso foi meu ponto de vista que pode ser diferente dos outros.

Então vamos falar do que Istambul tem de melhor, seus pontos turísticos e recomendo ficar de 3 a 5 dias na cidade porque tem muita coisa para ver e comprar também:

Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed: é um monumento grandioso, belíssimo principalmente a noite quando fica todo iluminado com seus seis minaretes, a mesquita é aberta a visita, mas tem horários definido e principalmente mulheres devem estar com roupas apropriadas para poder entrar, saia longa, calça, blusa com manga e lenço na cabeça, esse último item é oferecido na porta caso precisar.

Mesquita do Sultão Ahmed Mesquita do Sultão Ahmed a noite

Hagia Sophia: é um dos lugares mais incríveis principalmente pela sua história, sua arquitetura original era de uma catedral que depois da conquista de Constantinopla pelo Império Otomano foi convertido em uma mesquita, mas hoje ela é um museu com várias características dessas mudanças.

Hagia Sophia Hagia Sophia

Palácio de Topkapi: esse palácio é divido em várias salas com exposição de objetos dos sultões que moraram ali.

 Palácio de Topkapi  Palácio de Topkapi

Palácio Dolmabahçe: caso não tenha tempo para ver os dois palácios e tiver que escolher um desses dois que mencionei, eu indico que vá ver esse de Dolmabahçe, que é muito mais bonito, cheio de ornamentos, lustres e uma riqueza de detalhes impressionante.

Palácio Dolmabahçe Palácio Dolmabahçe

Cisterna: não é um ponto turístico muito falado, mas a arquitetura que fica no subterrâneo do local é muito diferente com grandes colunas, pouca luz e as cabeças de Medusa ficam no fundo da cisterna como base de duas coluna.

Medusa da Cisterna Cisterna

Grand Bazaar: o paraíso das compras, um grande mercadão coberto como se fosse um labirinto sem fim onde há muitas coisas para comprar como artesanatos, roupas, joias, lenços…..Uma dica muito importante é antes de comprar qualquer coisa em qualquer lugar na Turquia precisa pechinchar muito, nunca compre nada pelo valor oferecido, vai baixando até pelo menos 40 a 50% menos do valor inicial.

Grande Bazar

Bazar das Especiarias: outro lugar para compras, mas aqui você é pego pelo cheiro dos temperos e da exposição dos doces turcos e árabes.

Mercado de Especiarias Mercado de Especiarias

Cruzeiro no Bósforo: é a travessia de barco que cruza o lado que Istambul fica da Europa para a Ásia, um passeio que mostra alguns pontos turísticos dos dois lados.

Cruzeiro pelo Bósforo Cruzeiro pelo Bósforo

Taksim: é um bairro bem movimentado com uma praça do mesmo nome do bairro, há vários restaurantes, bares e hotéis, a noite é bastante movimentado.

bairro de Taksin

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: